UM NOVO TEMPO NA SANTA CASA - RENOVANDO OS ÂNIMOS NO CÉU DO MAPIA
Saudações da floresta a toda nossa irmandade! Saúde e paz!
Hoje, já passados 4 meses do inicio de 2011, sentindo a chegada do tempo que o Pd. Sebastião tanto anunciou, e que vem sendo anunciado desde o tempo do Mestre Irineu, aonde o mar vem crescendo e tomando conta de alguns lugares do mundo e baixando em outros trazendo a seca; sentindo a chegada do tempo da grande transformação do planeta, nós da Santa Casa de Cura Pd. Manoel Corrente após muitas reflexões começamos a nos preparar para este tempo vindouro.
Estamos entrando numa nova fase onde já começamos a implantar um grande projeto de desenvolvimento comunitário, resgatando o pensamento e a direção deixada em vida pelo nosso venerável Pd. Sebastião: uma nova vida, um novo povo, um novo sistema. Este projeto será implantado no campo em frente à Santa Casa, onde já está construído o Centro de Saúde Municipal.
Este local que nos primórdios da comunidade foi um dos primeiros roçados comunitários tornou-se um campo de criação de gado e foi recentemente adquirido pela Santa Casa, com ajuda de doações da irmandade. Neste espaço que é bastante amplo (1,5 ha) vamos recuperar a terra com plantio de macaxeira, puerária, guando e outras espécies. Será implantada uma grande horta voltada para a saúde das nossas crianças, nossos idosos e doentes, oferecendo os suprimentos naturais que o organismo necessita para sua saúde.
Ali também será construída uma oficina de artes e ofícios, coordenada por Dario Ibaceta, onde funcionarão variadas oficinas terapêuticas e profissionalizantes, oferecendo às crianças e aos jovens oportunidades de aprender a lidar com as mais variadas formas de arte e os ofícios da madeira, se beneficiando paralelamente do efeito terapêutico da arte, da disciplina do trabalho e da liberdade de criar. E disso obter ainda sustentabilidade para continuar e crescer sempre para formar pessoas sadias, puras e retas em seus propósitos. Além disso, o campo deverá abrigar ainda uma estufa para aclimatação de plantas de outras regiões, um setor de secagem de ervas, frutas e todos excedentes da produção agrícola, um galinheiro, um açude para criação de peixes, reflorestamento com espécies nativas, plantio de fruteiras, bananal, etc. Todas estas atividades serão realizadas por alguns irmãos simpatizantes deste projeto, em benefício das famílias, da saúde e de bem estar espiritual e social de nosso povo. Essas também serão as atividades oferecidas aos visitantes e pacientes que vem em busca da cura do Céu do Mapiá, que está no cultivo da terra, na harmonia com a natureza, na arte e na fraternidade mútua.
Este projeto poderá ser ampliado e reproduzido em outros bairros, uma vez que a população do Céu do Mapiá, hoje em dia, esta recuperando na sua memória os sábios conselhos do Pd. Sebastião, procurando colocar o alimento na terra, e dela sobreviver.
Convidamos nossos irmãos daimistas, simpatizantes e seguidores do Pd. Sebastião e se irmanarem conosco neste empreendimento. Se você tem conhecimentos nestas áreas que possam aprimorar nossas idéias, ou se tenha acesso a fontes financiadoras - governos, empresas, etc. - para projetos desse porte, pedimos que entre em contato conosco.
Como um organismo vivo, a Santa Casa esta sempre buscando se transformar para melhor poder atender os irmãos que aqui chegam buscando o conhecimento que o Pd. Sebastião deixou para nós. E repetindo palavras do depoimento do Pd. Alfredo sobre a Santa Casa:
Como um organismo vivo, a Santa Casa esta sempre buscando se transformar para melhor poder atender os irmãos que aqui chegam buscando o conhecimento que o Pd. Sebastião deixou para nós. E repetindo palavras do depoimento do Pd. Alfredo sobre a Santa Casa:
“...sempre procurando crescer, crescer, crescer para todos nós.
... A Santa Casa é a recepção material e espiritual dos doentes e dos buscadores que buscam a historia do Pd. Sebastião, ou seja, a espiritualidade dele, a casa dele, a Igreja dele e a missão dele.”
Clara e Isabel no campo onde será implantado o novo projeto da Santa Casa
EM BUSCA DE SUSTENTABILIDADE...
Neste final de março recebemos em nossa comunidade 4 japoneses para o primeiro workshop programado pela Santa Casa, juntamente com o Pd. Alfredo, visando abrir um novo tempo de mais organização e oportunidades para que as pessoas possam conhecer o Céu do Mapiá dentro de uma programação planejada, voltada para a espiritualidade do Santo Daime, e uma maior interação com a comunidade e a vida natural dos moradores da floresta, embora sempre adaptada de acordo com a vontade de Deus, que nos envia chuvas e outras surpresas no caminho, para nós que moramos nas matas.
Esta nova atividade tem por objetivo permitir que a Clara fique mais tempo na Santa Casa, e não tenha que correr o mundo em busca de recursos para mantê-la. Da mesma forma esperamos também viabilizar a permanência do Pd. Alfredo no Céu do Mapiá, poupando a sua energia para que possa estar sempre saudável e alegre no meio de seu povo, e seu povo alegre também com a sua presença sempre positiva. E sentir que sua obra chegue ao ponto destinado que é a vontade do Pd. Sebastião, de sermos uma comunidade de cura, orientada pelo nosso Mestre na terra.
Nesta primeira experiência, recebemos essas pessoas, que saíram do Japão logo apos o grande incidente que esta colocando em alerta toda população da terra para as conseqüências que este evento está trazendo para o mundo. E que nos faz novamente lembrar as palavras do pd. Sebastião que todos que pertencem a nossa irmandade, sabem bem o que é.
Acreditamos que aqueles que o conheceram em vida devem estar se recordando do convite que ele sempre fazia a todos nos dizendo da necessidade de nos afastarmos das grandes cidades e que no tempo da apuração seria bom estarmos unidos em uma comunidade, de preferência na floresta.
Podemos testemunhar na presença destas pessoas que vieram o inicio de uma saga em busca de uma resposta para o futuro incerto que o Japão esta vivendo .
Aproveitando este ensejo fazemos um convite a todos que desejem conhecer a Doutrina e a nossa Comunidade, que entrem em contato conosco para organizarmos os grupos e programar os próximos workshops.
Contatos: claraiura@yahoo.com.br
SEMPRE SERVINDO A COMUNIDADE...
Desde a sua criação, a Santa Casa tem abrigado os mais variados eventos comunitários, devido a seus espaços privilegiados e o bom ambiente. Além dos trabalhos e atendimentos de cura e desenvolvimento mediúnico, ali também tem ocorrido assembléias comunitárias, reuniões, sessões do conselho ético-disciplinar, cursos, vivencias, oficinas de arte, capoeira, cinema e outros.
Desde março também a cozinha do mutirão de segunda-feira passou a funcionar na Santa Casa, enquanto seguem as obras do prédio da cozinha geral na Vila.
Outro evento importante que ocorreu na Santa Casa de 4 a 7 de abril foi o atendimento do Cabo Rodrigues, atual delegado do Pauiní, que esteve em nossa comunidade com um conselheiro tutelar, um soldado e um oficial de justiça. Foram atendidos e encaminhados todos os casos que necessitavam de uma intervenção da lei. Foram realizadas reuniões com o Conselho Ético-disciplinar da AMVCM, com pais e jovens, palestras na Escola Cruzeiro do Céu, regulamentação do comercio na vila através de um decreto e uma Assembléia na Igreja com toda a comunidade. Nestes encontros foram abordados temas como drogas, alcoolismo, leis, direitos e deveres dos cidadãos brasileiros.
Também foi oficializado o comissariado local do Conselho Tutelar e foram atendidos diversos casos, bem como esclarecimentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Tudo isso foi muito positivo para nossa sociedade local, que deseja ser cada vez mais respeitar e ser respeitada, alinhada com a paz e o bem-viver para todos.
O Delegado Rodrigues com alguns membros de sua comitiva, juntamente com a Clara,
Maria Brilhante e o aniversárianmte sr. Bernardo
Todos esses acontecimentos na comunidade foram encerrados com o Hinário do Padrinho Sebastião no dia 7 (aniversário do seu Bernaldo), onde o delegado e sua comitiva também estiveram presentes no final do trabalho dando sua palavra de apoio à nossa Doutrina e afirmando seu compromisso com a segurança e o cumprimento das leis em nossa Comunidade.
E para completar, no domingo promovemos um alegre encontro na Santa Casa, com cinema para as crianças, oração com a Madrinha Julia e distribuição de lanches para todos que compareceram. Foi um modo de reciclarmos nossos sentimentos fraternos após a visita destas autoridades.
Confraternização no refeitório....
Madrinha Julia com as mulheres, após oração na Santa Casa
Informamos que o final foi feliz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário