sábado, 21 de agosto de 2010

EM BUSCA DE MÉDICOS PARA O MAPIÁ


A Prefeitura de Pauini, município do qual faz parte a Vila Céu do Mapiá está procurando médicos nas especialidades clínico geral, ginecologista e pediatra para contratação imediata. O salário oferecido é de cerca de dez mil reais. A solicitação foi feita pelo secretário de saúde, Belo, em visita ao Mapiá nos últimos dias 9 e 10 de agosto, quando pediu que a AMVCM acionasse a sua rede de contatos no Brasil em busca de profissionais interessados no cargo.
Segundo o secretário será inaugurado um hospital na cidade e eles vão precisar completar o quadro médico. Pelo acordo firmado entre a Prefeitura e a AMVCM, estes profissionais podem até morar na Vila, que fica distante de 6 a 10 horas da sede do município, por via fluvial, mas terão de atender na cidade em esquema de revezamento, além de participar das viagens de atendimento aos moradores ribeirinhos, através do Barco Saúde que a prefeitura está disponibilizando.
O secretário ainda aventou a possibilidade de contratar outros profissionais de saúde como dentista, auxiliar de dentista (com registro profissional), enfermeiro e auxiliar de enfermagem, que comporiam o Programa Saúde da Família – PSF, uma equipe que é integrada também por um médico. Todos atenderiam nas mesmas condições descritas acima. A contratação destes profissionais de saúde é uma antiga reivindicação da Comunidade.
Os contatos podem ser feitos através do email: mapiavisitacao@gmail.com , ou pelos telefones (97) 3457-1036 ou 1027, entre 10h30 e 13h30, com Oswaldo Guimarães, Secretário Geral da AMVCM.
Devido à grande necessidade, pedimos que os candidatos procurem nossos contatos o mais breve possível e aos leitores que repassem esta informação a outros eventuais interessados. A contratação não é restrita aos membros da igreja, estando aberta a qualquer profissional interessado.
O secretário de saúde visitou a Vila acompanhado de um médico e um auxiliar de enfermagem que atenderam a população por duas semanas. Junto vieram também funcionários da Secretaria de Assistência Social, para fazer o cadastramento do Bolsa Família, emitir certidões de nascimento e carteira de identidade. Belo também informou que a prefeita Maria Barroso estará efetuando mensalmente um depósito de R$ 1.500,00 para as despesas de saúde, assistência social, segurança, obras e recolhimento de lixo da Vila, conforme acordo firmado entre a Prefeitura e a AMVCM, na ocasião da visita de uma comissão da AMVCM, àquele município, no início do ano.

Texto e foto: Oswaldo Guimarães
Legenda Foto: Presidente da AMVCM, secretário de saúde e prefeita de Pauni

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

FESTA JUNINA NO CENTRO DE APOIO MATERNO INFANTIL

Neste vídeo, mostramos nossa Festa Junina, comemorada ao final do primeiro semestre.
Para o segundo semestre, estamos precisando do apoio e ajuda para ampliar nossas ações.
Com as duas turmas do Jardim Caminho da Luz funcionando com o suporte das famílias, da comunidade daimista e da prefeitura de Pauini, estamos focando agora no atendimento às crianças maiores de cinco anos.
Para tanto já disponibilizamos, uma vez por semana em horário extra-escolar, a Hora da Lição de Casa e o reforço . E temos planos de retomar as Oficinas Pedagógicas.
Mas, para firmarmos estas atividades, e proporcionarmos um atendimento integral às crianças, precisamos de material, alimentos e ajuda de custo para o pessoal envolvido, que por enquanto trabalha em regime de voluntariado.
Se voce quer ajudar, pode entrar em contaco conosco: anaru.mor@gmail.com


BOAS NOTICIAS PARA AS CRIANÇAS DO MAPIÁ

O Centro de Apoio Materno Infantil mostra aqui, num video caseiro, as preparações para nossa Festa Junina, com as crianças do Jardim II e III.

Com todas as dificuldades que temos, conseguimos neste primeiro semestre o salário das duas professores pela prefeitura de Pauini, merenda e material escolar, o que garantiu 60 dias letivos com as crianças, cheios de atividades lúdicas, passeios e festas.

Para tanto foi fundamental o apoio dos familiares e da comunidade daimista, nacional e internacional. Agradecemos a todos que apoiaram e ajudaram esta iniciativa pela infância mapiense.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

NOTICIAS DA SANTA CASA



NOVA FASE DA SANTA CASA

Neste ano de 2010, ano do Centenário de nosso Patrono Pd. Manoel Corrente, a Santa Casa estará completando 11 anos de funcionamento no dia 1º de setembro. Apesar de termos iniciado o ano em obras que ainda não foram concluídas, isso não impediu de ter sido palco de diversos eventos comunitários, não só espirituais, mas também de ordem cultural e social, bem como de cursos, reuniões e assembléias.

Da parte das obras ainda falta concluir a pintura e parte dos banheiros, já estando pronto o telhado, a reforma da varanda de trás e da cozinha. Ainda não estamos abrindo para internação, mas o atendimento diário dos pacientes continua em parceria com o Centro de Saúde local e a grande força do trabalho voluntário das pessoas que acreditam na caridade e se dispõe a praticá-la.

Neste mesmo espírito de caridade muitos visitantes tem participado dessa corrente, inclusive profissionais de saúde, como médicos, enfermeiras e terapeutas de diversas áreas que em visita à nossa comunidade se dispõem a atender a população local.

Assim como a Santa Casa tem sido usada para treinos e apresentações do grupo de capoeira Cipo de Ouro, enquanto o Centro Cultural não acontece, apoiamos temporariamente também apresentações de cinema realizadas para levantamento de recursos tanto para a Santa Casa, como para o Centro Cultural e a Igreja.

A idéia ganhou força após uma mostra de cinema realizada por Noilton Nunes no mês de julho que mobilizou a comunidade com apresentações de filmes culturais e sobre a nossa Doutrina.

Se você está planejando visitar o Mapiá, e já trabalha na aérea de saúde e cura ou na área cultural , ou tem interesse de trabalhar, entre em contato conosco para saber como você pode nos ajudar, trazendo utensílios ou outros recursos importantes que possam contribuir para o melhoramento da saúde, da educação e do bem estar no Céu do Mapiá.

DICAS DE SAÚDE DA SANTA CASA


A ARTE DE NÃO ADOECER
Dr. Dráuzio Varella

Se não quiser adoecer – Fale de seus sentimentos. Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna. Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados. O diálogo, a fala a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia.

Se não quiser adoecer – Tome decisões. A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angustia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir precisa saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vitimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.

Se não quiser adoecer – busque soluções. Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos e o pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.

Se não quiser ficar adoecer – não viva de aparecias. Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeitinho, bonzinho etc...,está acumulando peso...uma estátua de bronze, mas com os pés de barro. Nada pior para saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.

Se não quiser adoecer – aceite-se. A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores. Aceitar–se, aceitar ser aceito, aceitar as criticas sabedoria, bom senso e terapia.

Se não quiser adoecer - confie, quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança não há relacionamento. A desconfiança é a falta de fé em si, nos outros e em Deus.

Se não quiser adoecer não viva sempre triste – o bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive. O bom humor nos salva das mãos do doutor. Alegria é saúde e terapia.

UM OTIMO DIA E BOM HUMOR A TODOS!

Um grande homem não é aquele que tem sempre sucesso,
Mas sim aquele que nunca desiste!