Segundo o secretário será inaugurado um hospital na cidade e eles vão precisar completar o quadro médico. Pelo acordo firmado entre a Prefeitura e a AMVCM, estes profissionais podem até morar na Vila, que fica distante de 6 a 10 horas da sede do município, por via fluvial, mas terão de atender na cidade em esquema de revezamento, além de participar das viagens de atendimento aos moradores ribeirinhos, através do Barco Saúde que a prefeitura está disponibilizando.
O secretário ainda aventou a possibilidade de contratar outros profissionais de saúde como dentista, auxiliar de dentista (com registro profissional), enfermeiro e auxiliar de enfermagem, que comporiam o Programa Saúde da Família – PSF, uma equipe que é integrada também por um médico. Todos atenderiam nas mesmas condições descritas acima. A contratação destes profissionais de saúde é uma antiga reivindicação da Comunidade.
Os contatos podem ser feitos através do email: mapiavisitacao@gmail.com , ou pelos telefones (97) 3457-1036 ou 1027, entre 10h30 e 13h30, com Oswaldo Guimarães, Secretário Geral da AMVCM.
Devido à grande necessidade, pedimos que os candidatos procurem nossos contatos o mais breve possível e aos leitores que repassem esta informação a outros eventuais interessados. A contratação não é restrita aos membros da igreja, estando aberta a qualquer profissional interessado.
O secretário de saúde visitou a Vila acompanhado de um médico e um auxiliar de enfermagem que atenderam a população por duas semanas. Junto vieram também funcionários da Secretaria de Assistência Social, para fazer o cadastramento do Bolsa Família, emitir certidões de nascimento e carteira de identidade. Belo também informou que a prefeita Maria Barroso estará efetuando mensalmente um depósito de R$ 1.500,00 para as despesas de saúde, assistência social, segurança, obras e recolhimento de lixo da Vila, conforme acordo firmado entre a Prefeitura e a AMVCM, na ocasião da visita de uma comissão da AMVCM, àquele município, no início do ano.
Texto e foto: Oswaldo Guimarães
Legenda Foto: Presidente da AMVCM, secretário de saúde e prefeita de Pauni