terça-feira, 6 de abril de 2010

NOVAS TURMAS PARA O CAMI EM 2010










Este ano de 2010 o CAMI esta abarcando a turma do Jardim III, ampliando a ação para as crianças do Jardim II e com o objetivo de firmar e fortalecer a Educação Infantil no Mapiá e a Escola Municipal Caminho de Luz.





Com o auxilio da Santa Casa iniciamos o processo de mobilização de pais, mães e amigos das crianças,e de mutirão para a reabertura. Limpamos e renovamos a casa, conversamos com os familiares, conseguimos serviços voluntários e começamos a correr atrás de recursos, informação, parcerias, capacitação.





Desde 22 de março estamos atendendo as 30 crianças de 3 a 5 anos residentes na Vila. Todos ajudam: o CAMI, Santa Casa, familiares, amigos. Também fomos à sede do municipio de Pauini, ao qual pertencemos, para negociar diretamente com a secretaria de educação e a prefeitura. Fomos bem recebidos e estabelecemos contatos inicias sotisfatórios. Foi pago 4 meses de salário de uma professora referente a 2009, a promessa dos 2 meses faltantes e do atrasado da segunda professora, de dois contratos de 8 meses para 2010 e a construção do prédio definitivo da Escola Municipal Caminho de Luz.







Trouxemos merenda e material escolar, sendo que o frete de Boca do Acre ao Mapiá foi pago pela Escola Cruzeiro do Céu.E nesse ponto estamos, com a promessa dos contratos de 2 professores para este ano e a entrega periódica de material e merenda (com a contrapartida do frete).










A partir daqui surgem nossas necessidades:

1. Sobre o processo pedagógico, gostariamos de continuar com o Jardim II e III, na mesma linha que estamos estudando e desenvolvendo desde o inicio do CAMI, que é o trabalho através das Oficinas. Para tanto, o que nos falta é o recurso financeiro para os oficineiros poderem ter uma dedicação mais adequada ao processo educativo.



2. Sobre a merenda, foi fornecida uma cesta básica, na qual vejo algumas faltas. P. ex.: o leite que chega é um composto lácteo, não é leite propriamente dito. Nos faltam pratinhos, colheres e canecas para as crianças. Precisamos ainda : farinha para mingau, farinha de trigo; achocolatado; pipoca; canjica; sagu; sucos; produtos perecíveis (ovos, queijos, etc. )


3. Sobre os materiais escolares conseguimos um kit básico onde ainda falta: caderno de desenho grande e pequeno; papel em rolo; placas e bolas de isopor; giz de cera estaca grande nas cores VM, AZ, AM, lápis de cor; tinta guache; tinta para pele (pintura facial) brinquedos, bonecas e livros de pano; material de arte como linhas e fios grossos e coloridos, agulhas grossas, telas para bordar. Sempre são bem vindas as doações de roupas, sapatos e mochilas.





A partir de abril, também abriremos o CAMI à tarde, para a Hora da Lição de Casa e para as Oficinas que conseguirmos tocar para a frente. Temos experiencia com várias delas como: Arte Terapia, Musicalização, Origami, Costura, Capoeira.


Todo o movimento que fazemos é norteado por principios educacionais que privilegiam a construção coletiva do conhecimento e do cotidiano. Desta forma, incluimos como alvo e objetivo as ações com as mães e a geração de renda. Ainda não achamos o caminho adequado, mas estamos na busca.


Este é o nosso presente. Continuamos tb na batalha pelo prédio definitivo do CAMI. Já arrumamos a cerca e colocamos a tela na casa, que era nossa combinação e estamos sempre trabalhando em mutirão e fazendo trocas de mercadorias e serviços.


Se voce deseja nos ajudar ou tem sugestões por favor entre em contato conosco.


Nenhum comentário: