terça-feira, 27 de janeiro de 2009

OXÓSSI E SÃO SEBASTIÃO


BREVE HISTÓRIA DE SÃO SEBASTIÃO

Segundo os historiadores São Sebastião nasceu no ano 250 d.C., na Itália, e morreu em 288 d.C. Desde jovem Sebastião pregava o cristianismo, e aos 19 anos engajou-se no exército romano, tornando-se oficial do Imperador Diocleciano, famoso por perseguir cristãos.Era tão bom soldado que se tornou comandante do primeiro exército pretoriano, e um dos oficiais preferidos do Imperador.
Em segredo, dedicava-se às praticas cristãs,o imperador não sabia. Ele ajudou. tanto os cristãos, que levou o título de " O DEFENSOR DA IGREJA ". Confortava os cristão perseguidos, os martirizados, além de converter pessoas de alto escalão no cristianismo.Por isso foi denunciado ao imperador, e foi preso. Diocleciano, indignado, sentindo-se traído, chamou-o na esperança de que desmentisse a notícia. Na presença do Imperador, ele não negou a fé em Cristo e foi condenado à morte por flechadas.
Foi amarrado a uma árvore (Louro), e teve o corpo atravessado por flechas. Crivado de flechas, Por um Milagre, Sebastião foi encontrado por Irene, uma cristã, que o retirou da arvore, ainda com vida. Ela leva-o para sua casa, cuida de suas feridas, e em poucos dias ficou recuperado.
Após sua recuperação, o valente Sebastião, insensível às súplicas dos cristãos, apresentou-se novamente ao imperador, censurando-o publicamente por sua crueldade, pelas injustiças com o povo cristão e reafirma sua fidelidade a Cristo.
O Imperador ficou perplexo, estarrecido, ao ver aquele que acreditava estar morto, bem a sua frente. Preso novamente foi açoitado até morrer.Seu cadáver, jogado no esgoto, descoberto por uma mulher, Lucina, a quem Sebastião apareceu em sonho, pedindo que o sepultasse nas catacumbas, ao lado dos apóstolos. É louvado como protetor da humanidade, contra a peste, a fome e a guerra.


Na Umbanda, Oxossi : o Orixás das florestas, é sincretizado como São Sebastião.

*****************

O ORIXÁ OXÓSSI


Na visão de Maria Alice Freire (do livro Florais da Amazônia)


É o Rei das Matas. Sua força está manifesta nas árvores e nas folhas. Uma das lendas que expressa seu mistério, conta que ele veio à Terra e viveu perseguido pelos seres das trevas, até a morte.Quando seu espírito separou-se do corpo, ainda permaneceu perseguido. Então correu e, dentro da mata, se atirou dentro de um olho d’água. Seus perseguidores já festejavam a vitória, quando chegou Ogum montado em seu cavalo branco e, estendendo-lhe a mão, levantou-o tirando-o para fora da água. Purificado pelas águas, ele apresentou sua verdadeira essência e o brilho dourado de seu coração, iluminou a mata inteira, com todos os seres que estavam dentro. Diz-se que seu coração é um tesouro escondido no meio da floresta, no qual está guardado o verdadeiro conhecimento espiritual que não emana da mente e sim do coração. Ele é o guerreiro sem lança. Suas cores são o verde e o amarelo.

Nenhum comentário: