BEM VINDOS AO CENTRO DE APOIO MATERNO INFANTIL DA SANTA CASA
Este ano de 2009 iniciou trazendo um grande presente às crianças e mães do Céu do Mapiá. É o Centro de Apoio Materno Infantil – o CAMI que teve seu primeiro dia de funcionamento nesta quarta-feira, dia 18 de fevereiro. Na parte da manhã recebemos 27 crianças para a creche. E à tarde chegaram outras tantas para a oficina de Origami. A casa onde estamos funcionando foi cedida por duas irmãs do Céu da Montanha (Mauá) e estamos no processo de aquisição do imóvel que possui instalações bastante adequadas para receber os pequenos. A preocupação com as crianças e as famílias em geral do Céu do Mapiá sempre foi uma prioridade para a Santa Casa e a abertura do CAMI é o resultado da agregação de várias atividades que já vinham sendo desenvolvidas a vários anos, como as vivencias na floresta em parceria com a Escola, as Oficinas de Arte-terapia desenvolvidas no ano passado, a oração das crianças na quinta-feira, além dos atendimentos gerais da saúde e cura para as mães e crinaças sempre realizado na Santa Casa.
• Finalidade
O Centro de Apoio Materno Infantil (CAMI) tem por finalidade abrigar, agrupar e ampliar as atividades voltadas para a assistência de mães, gestantes, crianças, adolescentes e jovens, em seu caráter educativo, terapêutico, profissionalizante e de melhoria da qualidade de vida, visando o desenvolvimento pleno e consciente dos sujeitos usuários.
• Concepção
O CAMI pretende ser um espaço que recebe, acolhe, assiste e proporciona atividades diversas para as famílias mapienses. Para tanto sua criação será uma experiência de gestão coletiva e participativa e sua abordagem uma tentativa holística e sustentável de intervenção social. Pretende-se proporcionar as famílias acompanhamento e formação em educação, psicologia e saúde, com palestras, vivências e cursos, além de programar ações de assistência como distribuição de roupas e calçados, conserto e confecção de roupas, produção coletiva de farinha múltipla. Para as crianças pretende-se proporcionar atividades para o tempo extra-escolar, melhoria das condições de vida através de alimentação saudável, acompanhamento de saúde e higiene e convivência em ambientes educativos e lúdicos, com a continuidade das Oficinas oferecidas de 2008, o desenvolvimento de rotinas diárias como a hora da lição de casa, o quarto de descanso, a casinha de bonecas, o parquinho, a horta, etc.